Unidade industrial Stec obtem a certificação IFS
2019-04-30


Desde Outubro de 2018 que a Unidade Industrial STEC está certificada pelo referencial IFS.
O referencial de certificação IFS faz parte de um conjunto de referenciais, que inclui a FSSC 22000 e a BRC, que são reconhecidos pelo organismo internacional GFSI (Global Food Safety Initiative).
Estas normas de certificação têm por objetivo alcançar a segurança alimentar em todo o mundo e para todos os consumidores, encontrando soluções para preocupações coletivas, principalmente as relacionadas com a redução dos perigos alimentares.
Para que uma organização obtenha essa certificação encontra-se obrigada a cumprir um conjunto de requisitos específicos que têm como objetivo a sua normalização / estandardização, de forma a que todas as exigências em relação à qualidade e segurança alimentar sejam cumpridas.
Trata-se de uma certificação que têm um sistema de avaliação baseada numa auditoria que verifica o cumprimento de um conjunto de requisitos (alguns deles com efeito KO), isto significa que se durante o decorrer da auditoria algum desses requisitos não estiver a ser cumprido, a auditoria termina nesse momento, independentemente dos resultados obtidos até então.
Entre esses requisitos considerados KO, destacam-se:
• Cumprimento das Receitas;
• Controlo de Corpos Estranhos (perigos físicos);
• Higiene Pessoal;
• Monitorização de PCC’s e PPRO’s;
• Rastreabilidade.
Em conclusão, poderemos dizer que, se cumprirmos o propósito desta certificação, ou seja, cumprir todos os requisitos dos clientes na elaboração dos nossos produtos. Teremos alcançado o nosso objetivo principal – a sua satisfação e consequentemente a manutenção das relações comerciais.
A Unidade Industrial STEC concluiu este processo com uma pontuação na auditoria de 98,68%, alcançando a classificação de “HIGH”, definição para o alto nível de processos e de instalações.