Instalação de Sistema de Recuperação de Energia Térmica
2019-04-30


A Raporal, S.A. assinou em 30 de janeiro de 2019 um contrato para a instalação de uma central de recuperação de energia térmica. Um sistema que consiste no aproveitamento da energia libertada nos condensadores evaporativos no sistema de Frio.
A empresa no seu processo produtivo da atividade de abate e transformação de carnes necessita de frio positivo e negativo de +8°C a -40°C, para conservação dos seus produtos e climatização de algumas das áreas de produção. Este arrefecimento dos espaços é obtido através de um ciclo frigorífico onde é utilizado o Amoníaco como refrigerante.
Com esta medida de eficiência energética que vai ser instalada, o Amoníaco gasoso e quente após a fase de compressão, condensará passando por permutadores de calor e libertando energia térmica para aquecer água que será utilizada no processo produtivo e em águas quentes para lavagens e processos.
Este sistema de recuperação de energia térmica contribuirá para uma redução no consumo de gás natural, diminuição dos custos de manutenção anuais associados aos equipamentos para aquecimento de água, poupança de energia elétrica através da redução do tempo de trabalho dos condensadores (ventilação e bombagem de água), na bombagem da captação e no tratamento de água fria para condensação.
Este é um projeto que se desenvolve em parceria com o instalador/investidor BIOHOT, assentando o mesmo numa filosofia ESCO. Esta filosofia consiste no conceito de uma parceria simbiótica entre um utilizador energético e um investidor na tentativa da maximização da eficiência energética. As poupanças estimadas cifram-se em cerca de 100.000,00 € anuais.