Durante este ano de 2017 foi implementado na Unidade de Rações o Sistema de Gestão de Segurança Alimentar | NP EN ISO 22000:2005.
Esta Norma prevê a implementação de um Sistema de Gestão da Segurança Alimentar (SGSA) onde estão especificados os requisitos que têm de ser cumpridos, de modo a haver garantias de identificação de todos os perigos expetáveis (associados aos processos produtivos e às instalações), para posterior definição de quais os perigos a controlar, assim como, do seu modo de controlo, responsáveis e respetivos registos associados, com o objetivo último de colocação de produtos seguros no mercado.
O cumprimento desses requisitos permitem:
- Planear, implementar, operar, manter e atualizar um SGSA destinado a fornecer produtos que de acordo com a sua utilização prevista, são seguros para o cliente;
- Demonstrar a conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis à segurança alimentar;
- Avaliar e apreciar os requisitos do cliente e demonstrar a conformidade com os requisitos relativos a segurança alimentar acordados mutuamente, de modo a melhorar a satisfação do cliente;
- Comunicar eficazmente as questões relativas à segurança alimentar aos seus fornecedores, clientes e outros;
- Assegurar que atua em conformidade com a sua Politica de Segurança Alimentar.